projectos > AMBIENTE >

Estudo de Impacte Ambiental do Projeto de Ligação Desnivelada da Linha Ferroviária de Cascais e do Porto de Lisboa à Linha de Cintura

Lisboa, Portugal

REFER, EPE

 

A realização da Ligação Desnivelada da Linha de Cascais e do Porto de Lisboa à Linha de Cintura pode justificar-se pelas seguintes razões principais: acabar com o cruzamento de nível entre a linha de caminho-de-ferro para passageiros Lisboa – Cascais, e a linha de caminho-de-ferro de mercadorias que liga o Porto de Lisboa e a Linha de Cintura; estabelecer uma nova ligação da linha de caminho-de-ferro para passageiros Lisboa – Cascais, à parte Norte da cidade de Lisboa, seguindo a Linha de Cintura; acabar com o cruzamento de nível entre a linha de caminho-de-ferro de mercadorias que liga o Porto de Lisboa e a Linha de Cintura e as rodovias Av. Brasília, Av. da Índia, Av. 24 de Julho, Rua Prior do Crato e Largo de Alcântara; melhorar significativamente a fluidez do tráfego rodoviário na zona de Alcântara.

 

• O EIA acompanhou a fase de desenvolvimento do Estudo Prévio tendo sido dado todo o dado suporte ambiental ao proponente (REFER) e ao projetista no âmbito do desenvolvimento do Estudo Prévio, alertando para aspetos potencialmente críticos a solucionar com a conceção do projeto, a par do suporte para obtenção de uma DIA favorável condicionada.


• Nesse sentido o EIA abordou os seguintes descritores ambientais: clima, geologia e geomorfologia, recursos hídricos superficiais, recursos hídricos subterrâneos, flora e fauna, uso atual do solo, ordenamento do território, solos e capacidade de uso do solo, ambiente sonoro, qualidade do ar, socioeconomia, paisagem e património. Foi elaborado um modelo da qualidade do ar, na área de estudo.

< >