projectos > AMBIENTE >

Estudo de Impacte Ambiental do Projeto de Infra-estruturas para ILS e Linha de Aproximação da Pista 10, Ampliação de Plataformas e Caminhos de Circulação e Ampliação e Remodelação da Aerogare do Aeroporto de Faro

Faro, Portugal

ANA – Aeroportos de Portugal, S.A.

 

O Aeroporto de Faro, infraestrutura basilar do turismo algarvio, prevê um amplo conjunto de projetos no âmbito da ampliação das suas infraestruturas que constituíam, elementos limitantes para o adequado “processamento” de aeronaves e passageiros, na mais importante região turística do país. Além das obras de ampliação foram também criadas melhores condições de segurança da pista 10, a exemplo das que já existem em funcionamento para a pista 28.

 

• O EIA acompanhou a fase de desenvolvimento do Projeto, e serviu para identificar e avaliar os efeitos positivos e negativos resultantes da sua execução e exploração, em cumprimento da legislação ambiental aplicável. A compreensão destes efeitos ajudou a implementar o projeto, para que este respeite os valores ambientais locais importantes. Permitiu, ainda, compreender e evidenciar os aspetos ambientais positivos que o mesmo iria proporcionar.


• Nesse sentido o EIA abordou os seguintes descritores ambientais: clima, geologia e geomorfologia, solos e capacidade de uso do solo, recursos hídricos superficiais, recursos hídricos subterrâneos, flora e fauna, uso atual do solo, ordenamento do território, ambiente sonoro, qualidade do ar, socioeconomia, paisagem e património.
O AFR localiza-se junto a uma área sensível, a Ria Formosa, e de modo a poder compreender-se a dinâmica, modo de funcionamento e a qualidade da água e dos sedimentos do sistema confinado e artificializado pelo Homem, integrante da Ria Formosa, a intervencionar no âmbito do Projeto, foi ainda feita uma análise mais aprofundada da dinâmica de escoamento.

< >