projectos > AMBIENTE >

Monitorização da Comunidade de Quirópteros, Ambiente Sonoro e Plano de Controlo da Acácia no Reforço de Potência do Aproveitamento de Salamonde – Salamonde II

Salamonde, Portugal

EDP - Gestão da Produção de Energia, SA

 

A monitorização ambiental da Comunidade de Quirópteros e Plano de Controlo da Acácia tem como objetivo dar cumprimento às exigências expressas pelo Ministério do Ambiente (DIA).
Será implementado um Plano Integrado de Controlo de Acacia spp. e de Restauração de Habitats (PICARH) que define a vegetação autóctone para os locais intervencionados e posteriormente recuperados, de modo a que esta evolua para o biótopo natural desejável de “bosque misto”, e criando, em simultâneo, condições desfavoráveis à colonização por Acacia spp.

 

• O PICARH incidirá sobre as fases de construção e de exploração do projeto. Trata-se de um plano de controlo que envolve essencialmente as ações de controlo propriamente ditas, mas também ações de monitorização da execução e da eficácia do controlo.


• Quanto aos quirópteros, a monitorização tem por objetivo avaliar os impactes induzidos pela construção e exploração do projeto. Desta forma, foram estabelecidos dois objetivos específicos, nomeadamente:
Identificar alterações na comunidade presente na área a intervencionar pela obra;
Acompanhar a utilização de possíveis abrigos de quirópteros existentes na proximidade.


• O objetivo da monitorização do Ambiente Sonoro consiste na quantificação do ruído e da vibração em pontos de medição seleccionados junto aos Receptores Sensíveis com utilização humana, para aferição do cumprimento de requisitos legais e/ou de boas práticas aplicáveis.

< >